Voz Profissional

Voz Profissional

Professores, locutores, atores, cantores, repórteres, advogados, promotores, políticos, juízes, padres, pastores, operadores de marketing, dubladores, vendedores, etc necessitam de articulação clara e precisa para se comunicarem. A Fonoaudiologia contribui através de técnicas para que isso ocorra.
A dicção torna-se eficiente quando usamos a respiração correta e os orgãos fonoarticulatórios (bochechas, lábios, língua, palato, dentes). A participação dos músculos da face e da própria laringe , onde é produzida a voz, também é necessária.
Quando articulamos ao falar, a precisão é importante para manter a identidade dos dons garantindo a mensagem a ser transmitida. Para o canto, os movimentos articulatórios sofrem influência da frase musical.
Se não pronunciarmos todos os sons de uma palavra pode ser por omissão de letras, sílabas, substituição e distorção. Os vícios de linguagem também contribuem. A velocidade da fala também definem a integibilidade.
A pronuncia depende de uma voz com qualidade normal, bem articulada e com entoação apropriada ao discurso.O treino articulatório aumenta a projeção vocal diminuindo o esforço da laringe durante a fonação.
A voz na comunicação transmite o conteúdo emocional, a expressividade, a melodia. O uso correto interfere no êxito pessoal e profissional.
A Fonoaudiologia através de técnicas vocais, esclarece e conscientiza os profissionais da voz quanto a respiração, postura, relaxamento e higiene vocal associado a ressonância, articulação e projeção vocal. Os exercícios utilizados são de acordo com as necessidades de cada indivíduo e profissão.