Qualidade de vida e labirintite

Qualidade de vida e labirintite

Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Equilíbrio do corpo é a capacidade de manter-se ereto ou executar movimentos de aceleração e rotação sem oscilação ou quedas.
No ouvido interno localizam-se os labirintos que ficam dentro do sistema vestibular e este é responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo.
Os sintomas mais comuns são a tontura e a vertigem. Podem ter náuseas, zumbido no ouvido, perda auditiva, sensação de desmaios, cefaléia, instabilidade postural, sensação de andar sobre algodão, de que o chão desliza sob os pés e que podem surgir com a mudança ou não de posição.
O exame indicado para avaliação desses sintomas é o Exame Vestibular.
A população atingida na grande maioria são os idosos, mas também crianças, adolescentes e adultos.
A qualidade de vida desses indivíduos fica prejudicada desde tarefas de cuidado pessoal nas quais simples ações como alimentar-se, banho, etc, ficam comprometidas. Cuidar da casa, preparar refeições, dirigir, fazer compras, atividades sociais e até o trabalho não são possíveis de serem realizadas prejudicando o status social, o bem estar psicológico e econômico. Muitos passam a não sair sem companhia, porque têm medo e a conseqüência em geral é ficarem deprimidos e isolados.
Felizmente podem ser remediados com a Reabilitação Vestibular, realizada por uma fonoaudióloga. Esse tratamento visa melhorar o equilíbrio funcional do indivíduo, estimular a estabilização visual, diminuir a sensibilidade individual durante os movimentos, melhorando a condição física, reduzindo o isolamento social, alterando o estilo de vida com efeito psicológico positivo.